A Mãe está aqui! Dicas/Ideias Brincar dentro de casa

Brincar dentro de casa



Acredito seriamente que não sou a única mãe, que se sente sem ideias criativas para brincar dentro de casa com as crianças, quando o tempo lá fora não está nada agradável. Não gosto de sentir que fazemos sempre a mesma coisa, não gosto de sentir que ela está aborrecida.

Pensei partilhar convosco algumas ideias de coisas, que vamos fazendo por cá para brincar dentro de casa para passar o tempo.

– Maquilhagem (tenho maquilhagem anti-alérgica própria para pintura facial, com cores bem vivas). É tão giro, principalmente quando ela se lembra de querer pintar o pai. Opá as gargalhadas são tantas, que chega a faltar o ar.

Selfies, sim exactamente. Eu sei que a ideia é brincar com a criançada sem recorrer às tecnologias, mas a verdade é que podemos brincar, rir e nos divertirmos à brava. Então a ideia consiste em fazer-mos diversas caretas (ás vezes aproveitamos para fazer o jogo das selfies depois de nos pintar-mos uns aos outros). A parte mais engraçada é ver-mos as fotos todas juntas no final.Brinar dentro de casac

– Inventar historias (nem vos passa pela cabeça a criatividade que conseguimos alcançar), pois então esta brincadeira consiste em um começar a historia, depois o outro continua, depois o outro e assim sucessivamente vamos trocando até chegar-mos ao fim da historia (normalmente gravo em audio). No fim é engraçado ouvir a historia.

– Escrever histórias (normalmente aproveitamos as historias que vamos inventando), ela escolhe a historia, ou inventamos uma nova ou aproveitamos uma que já tenhamos. Os adultos escrevem a historia e deixamos a parte do desenho para ela. No fim, encadernamos a historia, para a posterioridade. (historias essas que à posterior acabam por fazer parte do reportório das historias da hora de deitar).Brincar dentro de casa

– Fazer uma festa/ disco na sala com musica e luzes na sala. (temos um candeeiro  que proteja luzes coloridas no tecto).

– Sessão de karaoke;

– Luta de cocegas;

– Desenhar o jogo da macaca no chão com fita adesiva, jogar bowling, fazer corridas de sacas (Quando não há sacas, remediamos com sacos do lixo).

-Fazer bolos e bolachas, ( a decoração fica a cargo dos pequenos).Brincar dentro de casa

– Fazer puzzles, jogar ao dominó, jogos didácticos, pintar desenhos em conjunto (adoramos pintar mandalas para crianças).

-Fazer experiências (lá em casa tentamos sempre fazer uma por fim de semana)

-Fazer massa de plasticina ou slime;                                                                       – Plantar sementes em algodão (depois ir acompanhando o desenvolvimento) – (Temos um kit cheio de ideias, dicas e utensílios)

-Assistir a um filme ( com um todo ambiente de cinema preparado primeiramente), não podem mesmo é faltar as pipocas.

-Desenhar em t-shirts velhas

Estas são algumas das brincadeiras que fazem as delicias de uma criança pequena e duas crianças grandes de nome pai e mãe.

Espero que tenham gostado das ideias do que fazemos quando só se pode brincar dentro de casa, porque lá fora está a chover!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *